Tráfego sem estrutura não converte!

Vamos pensar na seguinte situação. Você está voltando para casa no final do dia, feliz pelo resultado do seu trabalho, foi promovido, recebeu um aumento de salário e passa na frente da loja que vende o carro dos seus sonhos. Nota que encheram a fachada da loja com adesivos de uma campanha promocional, estão vendendo as últimas unidades do carro dos seus sonhos (escassez) por um valor bem abaixo do habitual enquanto durar o estoque da loja (urgência).

Você nem pensa duas vezes, faz o retorno, estaciona na porta da loja com uma mistura de sentimentos tomando seu corpo, sua mente. É o carro dos seus sonhos, você merce, esperou por aquilo muitos anos, batalhou e chegou ao limite várias vezes, pensou em desistir mas juntou forças de onde nem sabia que tinha para continuar e finalmente chegou neste exato momento, em que você pode e merece realizar essa conquista.

SUA EMPRESA DEVE SER UM REFLEXO DE QUEM VOCÊ É!

Entrando na loja, se depara com a maior parte das luzes desligadas, a loja tomada por um cheiro de ar condicionado que nunca foi limpo. Olha ao redor e vê de longe alguns vendedores da loja amontoados dando gargalhadas enquanto olham para o celular de um deles.

Você caminha até o bebedouro para dar um tempinho e tentar ser notado, tem só dois copos descartáveis no porta copos e o bebedouro amarelado de tão antigo já nem gela mais. Desiste de beber e esperar e começa a caminhar em direção aos vendedores, nota que dois deles o viram mas ainda assim permanecem no lugar onde estavam, o ignoraram totalmente.

Começa a repensar se foi uma boa ideia ter parado nessa loja e se de fato é seguro comprar o carro ai.

Ao chegar onde estão os vendedores um deles se vira e fala, “posso ajudar?”, nem boa tarde, nem olá, nada, só uma pergunta seca.

Ao falar que gostaria de saber mais sobre a campanha do carro dos seus sonhos o vendedor fala que a pessoa responsável por essa parte já foi embora, só amanhã.

É MAIS CARO RECONQUISTAR DO QUE FIDELIZAR

Você sai frustrado, toda aquela alegria da promoção, do aumento, foram ofuscadas por uma sensação ruim, de menosprezo, você entrou na loja se sentindo importante, capaz, saiu de lá pra baixo, afinal de contas, nem os vendedores te deram atenção, o que significa que você talvez não seja tão importante assim. Será que era a roupa? Será que foi o carro nada luxuoso no qual você chegou?

História emocionante, não acha? Se parar para pensar, ela pode ser aplicada a praticamente qualquer situação da nossa vida, uma loja de roubas, mercado, açougue, loja de materiais esportivos, suplementos e por ai vai.

A ideia dessa dramatização toda é te mostrar que, sem uma estrutura adequada, você pode fazer quantas campanhas quiser para gerar tráfego, não converterá.

NÃO VENDA MENTIRAS

O mesmo acontece quando criamos campanhas no google ads, no facebook ads, por mais atrativo que seja o seu anúncio, se a sua página de vendas ou o alvo da sua campanha não estiver a altura da sua promessa, você fracassará miseravelmente.

Muitas pessoas na ânsia de vender, de gerar receita, focam no tráfego, na divulgação massiva mas quando as pessoas atraídas chegam ao seu destino, se deparam com uma ou mais situações listadas abaixo:

ESTRUTURA DIGITAL
  • Site lento;
  • Navegação nada intuitiva (UX);
  • Template não condizente com a área em si (UI);
  • Conteúdo ruim;
  • Falta de informações importantes;
  • Etc;
ESTRUTURA FÍSICA
  • Ambiente inadequado (sujo, cadeiras quebradas, paredes mofadas e/ou mal pintadas, cheiro ruim, temperaturas anormais [muito quente ou muito frio] e qualquer outra situação que deixe um cliente desconfortável);
  • Atendimento ruim (pessoas sem educação, indiferentes com o cliente, vestidas de forma inapropriada);
  • Localização (um consultório médico/odontológico dividindo a entrada com uma loja de roupas, padaria ou açougue, por exemplo);
  • Etc (você já entendeu o espírito da coisa);

TRÁFEGO COM ESTRUTURA É TÃO IMPORTANTE QUANTO ESTRUTURA COM TRÁFEGO

Preciso que você entenda que é um conjunto, se tivermos tráfego sem uma estrutura adequada, não converteremos. O tráfego não só será inútil como podemos gerar o resultado oposto do que esperamos, por exemplo, uma pessoa que foi atraída até a nossa estrutura e depois de vivenciar uma experiência negativa não volta mais ou ainda, nos custará muito mais para recuperar do que custou trazê-lo da primeira vez.

É claro que o oposto também é verídico, não quer dizer que só por que tem uma estrutura boa não precisa pensar no tráfego, seria o mesmo do que ter uma sorveteria maravilhosa, toda tecnológica, espaço fora do comum e pessoas super preparadas e educadas mas durante o inverno em uma cidade praiana que vive do turismo. Sua estrutura sem tráfego não trará o resultado que espera.

Quer que o seu negócio gere receita, mais do que isso, que gere lucro? Então garanta primeiro que tem uma estrutura adequada e somente após abra as portas do seu fluxo para ela.

VOCÊ É UM GESTOR? ENTÃO PENSE NO TODO!

Mas veja bem, não estou dizendo que você tem que se preocupar com uma só coisa por vês, você pode, ao mesmo tempo em que cria e organiza sua estrutura, trabalhar em formas de tráfego gratuito evergreen ou perene. Você pode inclusive usar as métricas desse tráfego gratuito para ajustar sua estrutura e ai sim, investir em novas formas de tráfego mais intenso e que podem ser pagos.

Quer entender mais sobre como construir uma estrutura adequada para o seu negócio? Baixe gratuitamente este guia definitivo para criar o seu negócio online do Alex Vargas. Ele vai abrir a tua mente de uma forma que nunca imaginou ser possível.

Vou deixar aqui em baixo um vídeo que gravei complementando esse assunto. Eu realmente espero que o conteúdo esteja sendo útil para você.

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Muito sucesso para ti e um grande abraço!

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