Marketing na era dos dados

Marketing digital na era dos dados é mais comercial do que novidade, a realidade é que o bom marketing sempre foi alicerçado sobre dados.

Isso significa que para ter uma estratégia real de marketing, que traga resultados, precisamos fundamentar nosso planejamento sobre dados concretos e não sobre achismos.

Fazer marketing não é subir um site, páginas no facebook, instagram ou qualquer outra rede social, muito menos sobre gerar tráfego pago ou orgânico.

O DNA da sua empresa deve ser seu DNA

Fazer marketing é sobre entender o DNA da sua empresa, do seu produto, respirar um objetivo em comum com todo o resto da companhia.

É preciso trabalhar para que o máximo de pessoas veja sua empresa, serviço e/ou produto da mesma forma que você, o idealizador, vê.

Para que isso se torne realidade, precisa ter muito claro seu objetivo, criar um plano de ação baseado nele.

Se você tem um pequeno consultório odontológico e a agenda está vazia, o que precisa inicialmente é trazer o máximo de pessoas para que conheçam o seu negócio e possam se encantar com ele.

Só assim poderão virar um paciente.

Entenda que eu falei o primeiro passo, isso por que só atrair não basta, é preciso encantar e fidelizar.

Atrair é fácil, difícil é fechar negócio

Falo isso em outro artigo que escrevi aqui sobre tráfego sem estrutura, muitas pessoas acham que ter uma agenda cheia ou vender muito é sinônimo de sucesso.

Esta é uma inverdade perigosa.

Quando você tem uma agenda cheia de pessoas insatisfeitas com seu negócio por que foram mal atendidas.

Quando você tem clientes reclamando do seu produto por que ele é terrível.

Este é um problema muito maior do que uma agenda vazia.

O tiro pode sair pela culatra e o que você achava que era marketing é na verdade uma máquina de destruir seu negócio.

Precisa conhecer o seu publico alvo, ofertar carne suculenta e macia para o publico vegetariano não fará sucesso algum, acredite em mim.

Com tudo isso em mente, onde entram os dados nessa história toda?

Simples…

Ondem entram os dados?

Para descobrir o seu público alvo você pode fazer pesquisas e usar os dados coletados nela para segmentar e direcionar campanhas teste.

Caso você já tenha um negócio funcionando, um produto sendo vendido, pode analisar o perfil das pessoas que já compraram.

Partindo daí, tudo será feito atráves dos dados que você tem (deveria ter) dos seus clientes.

E se não tiver os dados?

Isso é muito comum em empresas que contratam consultorias para ajudá-los a estruturar seu marketing, eles simplesmente não tem dado algum.

As vezes até pior, tem dados inúteis coletados durante anos com estratégias erradas.

Dados ruins são piores que dados inexistentes

Do que me serve saber quanto vendi no meu mercadinho se não sei coisas como:

  • Em quais dias e horários vendi mais ou menos.
  • Quais produtos foram vendidos (juntos ou separados).
  • Qual o perfil de cliente que compra no meu mercado.

Podemos fazer milhares de perguntas similares.

Entenda que, dados ruins são piores do que dados inexistentes, a final de contas, dados inexistentes não me levam a acreditar em uma mentira.

Primeiros passos

Um primeiro passo e organizar a sua captura de dados.

Existem inúmeras formas e ferramentas para fazer isso.

Você pode ofertar iscas digitais, algum tipo de recompensa para que eles preencham um formulário de cadastro.

Pode ofertar descontos nos seus produtos em troca de informações.

Simplesmente solicitar o cadastro na hora da venda do seu produto ou do fechamento do contrato de prestação de serviços.

Você pode implementar de imediato diversas formas de captura de e-mails para clientes atuais e novos que já passarão a compor uma base de clientes.

Criar essa estrutura de captura de dados, deve ser sua prioridade e feito com muito, mas muiteo cuidado e critério.

Nenhum cliente seu irá ficar preenchendo vários formulários por que você esqueceu de pedir uma informação relevante.

E se sou leigo no assunto?

Se não tiver ideia nenhuma de como fazer, pode buscar um especialista na área.

Porém, eu sempre recomendo que você aprenda a fazer mesmo que demore um pouco mais para ver os resultados.

Contratar um especialista é uma solução prática e rápida, porém convenhamos, nos dias de hoje o que mais tem por ai é charlatão.

Contratar alguém para fazer algo que você desconhece totalmente, as chances de cair no famoso conto do vigário são grandes.

Sempre indico um curso que eu fiz e que me ajudou muito no início.

O FNO (Fórmula Negócio Online) me deu toda a base inicial para estruturar o meu negócio.

Dai em diante me especializei em áreas que achei crucial e necessárias ao meu negócio, tráfego pago, por exemplo.

Invista em conhecimento, tente fazer você mesmo que aos poucos e com o retorno invista em mão de obra especializada para tracionar seu negócio.

Isso te dará a experiência que precisa para que possa contratar da forma correta.

Sem ser enganado e por consequencia, sem perder fortunas pagando por algo que não funciona.

Hora do Marketing

Tendo a sua estrutura organizada, o que a meu ver é obrigatório para ter sucesso.

Já com uma base de clientes estruturada, é hora de aplicar o seu planejamento e começar a investir em marketing de verdade.

Você tem diversas opções para criar um relacionamento com seu publico alvo e inclusive (muito importante) com sua base de clientes atuais.

Pode investir em marketing de conteúdo, gerando conteúdo relevante para o seu público nos três niveis de funil dependendo da sua estratégia.

Você pode criar campanhas pagas que aparecerão em todas suas redes sociais para seu público alvo.

Dados para todo lado

Adivinha? Para isso também precisamos analisar dados.

  • Quais as redes sociais que seu público alvo e seus clientes mais acessam?
  • Em quais horários e dias?
  • Que tipo de conteúdo eles mais curtem?

As respostas para essas perguntas provém de base de dados que você analisará.

Isso permitirá direcionar melhor as suas campanhas para aumentar o ROI (Retorno sobre o investimento).

Você tem um site que não é atualizado constantemente.

Investe aleatoriamente em tráfego pago, sem critério.

Leva potenciais clientes para uma estrutura que não é atrativa ou focada em conversão.

Não preciso falar o que vai acontecer com seu negócio, ou preciso?

Quais ferramentas usar?

Existem centenas de ferramentas gratuitas e simples de trabalhar que ajudarão você nessa estruturação e análise dos dados relevantes para suas campanhas de Marketing.

  • WordPress para criar o seu site.
  • Google Analytics para analisar o tráfego.
  • Planejador de palavras chaves do google.
  • Ferramentas como Mlab e Hootsuite para fazer a gestão das redes sociais.
  • As próprias redes sociais para divulgar seu conteúdo.
  • Canva para criar suas artes gratuitamente e com nível profissional.

O céu é o limite para sua criatividade e dedicação em aprender coisas novas.

É importante utilizá-las para que possa extrair o melhor da sua estrutura.

Você não tem como saber se a comida está ficando boa se não experimentá-la enquanto cozinha.

Não tem como saber se está indo rápido ou lento demais se removermos o velocímetro do seu carro.

E se removermos o marcador de combustível?

A análise dos dados deve ser constante na nossa vida e nos negócios.

Aplicar, analisar os resultados, corrigir e acompanhar será sempre um ciclo recomendado, indiferente do seu negócio.

Dados nos norteiam o tempo todo, por que seria diferente com o Marketing?

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Não é magica, é processo

É claro, não é mágica, é preciso investir tempo e fazer o que é ensinado.

Sempre falo que todos nós sabemos como ter barriga de tanquinho e ser ricos.

Pouquissimas pessoas estão dispostas a fazer o que precisam para conquistar seus sonhos.

Que tipo de pessoa é você? A que sonha ou a que faz?

Tem dúvidas, sugestões, críticas, elogíos ou quer complementar o que falei aqui?

Fique a vontade para manifestar-se nos comentários, será um prazer trocarmos algumas figurinhas e aprendermos juntos.

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