Livros, Filmes e Séries podem transformar você!

Você vai ter que concordar comigo que sempre que encontra uma pessoa inteligente, alguém que se destaca no papo, a leitura, séries e filmes fazem parte da vida dela.

Faça um teste, chame ai seus amigos mais inteligentes, aquelas pessoas do trabalho que você admira e pergunte, você gosta de ler? Assistir filmes e séries? Verá o rosto da pessoa mudar e o interesse brotar na hora.

Mas por que decidi abordar isso? É simples, isso pode mudar sua vida e te dar coisas que nunca imaginou poder ter.

Não estou querendo me aparecer aqui nem ficar dando uma de “inteligentão”, mas muitas vezes ouvi pessoas falando de mim como se eu fosse super inteligente, que tenho um bom papo, etc.

Meu próprio chefe fala isso constantemente, e ai eu pensei…

Tenho amigos que são verdadeiramente fora da curva, os caras parecem conhecer de tudo. Qualquer assunto que “jogar na mesa” eles desenrolam como se estudassem isso em profundidade.

Qual o segredo das pessoas inteligentes?

Percebi que todos eles, assim como eu, vivem lendo coisas diferentes, assistem séries, filmes, documentários.

Mas muito se engana quem acha que é só ficar lendo mangás, HQ’s, assistir a vida toda ao dragon ball ou coisas do tipo, estou falando de ir além.

Você até pode ler essas coisas, até pode assistir desenhos, eu por exemplo tenho um amigo que assistiu ao desenho divertidamente e tirou lições valiozissimas para sua vida profissional.

Se você já assistiu ou leu o pequeno príncipe também encontrará lições valiosas lá.

Não se limite…

Quando falo em leitura, em filmes, séries, documentários, falo de devorar tudo sobre tudo que te interessa. Não seja limitado, se ficar curioso leia sobre o assunto, procure no google. Se tem preguiça disso, quem dirá para conquistar seus sonhos.

Eu li centenas de romances, tenho no meu blog pessoal poesias publicadas, já escrevi um livro sobre poesias e um romance mequetrefe que publiquei na amazon, mas não vou ficar fazendo propaganda de leitura ruim aqui não.

Li livros de economia, administração, estatística, livros técnicos de tecnologia, odontologia (é sério mesmo), medicina, poker, onde minha curiosidade me levar, lá estarei eu.

Sobre filmes e séries, eu assisto de tudo, desde a procura da felicidade até Eva Perón. De romances a filmes de guerra, desenhos, novelas.

Já nas séries é onde eu me esbaldo, séries como Grey’s Anatomy, Doctor House, Lie to Me, Band of Brothers, Suits, Mad Men e por ai vai.

O que acontece quando temos essa abordagem? Quando lemos e assistimos muito filmes, séries e documentários? Você ganha vivencia em situações que nunca viveu, vocabulário, ganha experiências sem nunca ter vivido elas de fato.

A leitura transforma vidas!

A leitura transforma sua vida de uma forma impressionante e te permite viajar para mundos, países e situações que você talvez nunca tenha a oportunidade de viver pessoalmente.

Através da leitura, dos documentários, filmes e séries, você pode aprender com situações reais, você pode se auto-motivar, pode inspirar-se, pode ter uma sacada que vai mudar sua vida.

Eu já experimentei isso no passado, um único livro mudando minha história. Presenciei isso na vida de outras pessoas e é surreal o poder que as palavras podem ter.

O livro que mudou a minha história…

Certa vez li um livro de cabeamento estruturado de redes em uma madrugada, no dia seguinte eu peguei uns trocados que tinha e comprei um alicate de crimpar, oito conectores RJ45 e uns metros de cabo para treinar.

Fiquei tão feliz ao criar meu primeiro patch cord funcional que sai falando para vários amigos meus que eu sabia fazer e que estava buscando alguns clientes para testar (veja, um livro, alguns testes e eu já estava falando em clientes).

Não demorou muito um amigo meu (Eduardo, mais conhecido como Boca e até hoje não sei por que desse apelido) me chamou e falou que um conhecido dele que tinha um consultório odontológico precisava passar o cabeamento para os computadores nas salas de atendimento.

Fechamos um valor que na época pareceu ser bacana e lá fomos nós dois. Ele com a furadeira, eu com o material que havia comprado (coitado de mim) e meu livro de referência.

Passamos todos os cabos, canaletas, crimpei os conectores e chegou a hora de testar

Não funcionou! Verifiquei tudo novamente, olhei os conectores para ver se não tinha deixado mal crimpado e tudo estava correto, as cores branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom…

O que estava acontecendo!

Decidi então recrimpar, cortei os cabos e fiz novamente…

NADA!

Comecei a ficar desesperado, haviamos ficado com a chave do consultório pois trabalhamos a noite para não atrapalhar o trabalho do Dr. eu só tinha mais dois conectores sobrando e nenhuma ideia do que estava acontecendo.

Meu amigo me observando e eu querendo chorar, o medo tomando conta de mim, o desespero de não saber o que fazer e passar vergonha!

Começamos a pensar juntos e eu tentando entender o que acontecia, ligamos para um outro profissional da cidade em plena noite, fomos até a casa dele, mostrei fotos dos conectores e nada, ele não sabia dizer o que acontecia (e nem queria), mas se ofereceu para fazer o trabalho (que obvio!).

Comprei dele alguns conectores a mais (a preço de ouro) e voltamos para o consultório. Eu estava em pânico.

Comecei a desenhar em algumas folhas o conector, meu amigo Eduardo perguntou se na tomada (fêmea) estava tudo ok. Foi ai que percebi meu erro…

É claro! Como não notei aquilo antes! se de um lado eu tenho o conector macho com uma sequencia, do outro, no fêmea, a sequencia não deveria ser a mesma, tinha que inverter para fazer sentido!

Fiz isso e com o coração acelerado testamos…

FUNCIONOU!

Meu primeiro cliente

Que alivio, que emoção, eu subi na mesa e começamos a comemorar a vitoria, nosso primeiro cliente, nosso primeiro trabalho, nosso primeiro dinheiro!

Esse foi o primeiro de muitos outros trabalhos que fizemos e que nos levaram a fundar uma pequena empresa de garagem chamada info-soluções.

Juntamos alguns amigos que complementavam os serviços e passamos a trabalhar juntos fornecendo soluções de informática e telefonia.

Tudo isso por causa de um livro e graças a essa experiência, eu vim parar no exato ponto onde estou hoje.

Foi uma experiência marcante na minha vida.

A leitura muda vidas…

Conheço pessoas que leram um livro e mudaram completamente seu perfil, de gastões a poupadores e investidores.

Pessoas que salvaram seus relacionamentos através de um livro ou de um filme por que aplicaram em suas vidas os mesmos exemplos da história “fictícia”.

Se você não tem o habito de ler, não sabe o mundo que está perdendo, não sabe a sensação de imergir em uma história de tal forma que parece que você faz parte daquilo.

Ao mesmo tempo em que quer chegar logo ao próximo capítulo para saber o que acontece, não quer que o livro termine. E quando termina, você sente que um vazio toma conta de você e começa a procurar outro que seja tão significante quanto o anterior.

Livros, filmes e séries te trazem um vocabulário novo, oportunidaes

Quantas vezes não viu alguém citando um livro ou um filme em uma situação da vida real? Hein meu caro Watson?

Centenas de livros, milhares de filmes e séries…

Eu diria que devo aos milhares de filmes, séries e documentários que assisti e as centenas de livros que li durante minha vida, grande parte do que tenho hoje.

Eu conquistei posições e salários sem uma graduação, algo que muitos profissionais graduados, com especialização, mestrado e doutorado muitas vezes não atingiram. Por que? Por que o conhecimento é livre, é gratuito e não depende de uma formação acadêmica.

Você pode ir lá e adquirir de graça!

A formação é importante e eu corri atrás dela depois, mas antes disso eu devorei mais horas em bibliotecas municipais do que muito estudante por ai. Eu amava buscar livros novos e devolver os antigos.

Eu amo a sensação de que a cada livro que leio, mais conhecimento detenho e mais oportunidades se abrem na minha vida.

Não existe desculpa, se quer faça!

Hoje em dia, com a facilidade do mundo moderno, netflix, amazon prime, amazon unlimited, apps de audio livros, sites como lelivros.love em que pode baixar livros de graça em PDF e diversos outros formatos para ler no seu computador, celular, kindle

Não existem desculpas para você!

Na pior, pode ir até a biblioteca municipal da sua cidade e ler quantos livros quiser, pegar emprestados outros tantos para ler no parque, jogado na grama… (que vida!)…

Pode se matricular em uma universidade online pagando uma micharia de mensalidade e tendo acesso a todo o asservo digital e físico dela para ler quando e onde quiser.

Se você procura uma vida diferente, se você quer parar de lamentar-se e conquistar aquilo que deseja, crie esse hábito, eu te juro que não se arrependerá.

Procure livros sobre assuntos que te agradam, séries, filmes que não sejam só de terror, ficção ou desenho (nada contra).

Um mundo inteiro de possibilidades se abrirá aos seus pés.

A independência financeira e emocional que você precisa para ter uma vida de de sucesso depende também disso. É o maior legado que você pode deixar para seus filhos, netos e pessoas que ama.

É o único tesouro valioso que ninguém pode tirar de você.

“Hasta la vista, baby!”

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *