Como me torno um Cientista de Dados? Parte 2

Bom, chegamos a parte 2 deste artigo e o fato de estar aqui significa que você não é preguiçoso para buscar o conhecimento que sabe ser necessário.

Caso você tenha caído direto nesta página, recomendo que leia a primeira parte antes.

Considerações feitas, vamos ao que interessa.

HOME OFFICE – ME AJUDA!

Você pode aproveitar este período maluco em que quase que 100% da população está conectada e trabalhando no modelo home office. Nunca foi tão fácil encontrar uma brecha na agenda de alguém e você pode usar isso a seu favor. Antes as pessoas sumiam nas empresas e era super complicado bater um papo com alguém relevante pois a pessoa além de super ocupada, muitas vezes estava a quilômetros de distância e, no modelo anterior conversar com essas pessoas significava deslocamento, reserva de salas e é claro, que você fosse realmente relevante para que o outro deixa-se suas atividades de lado para atendê-lo. Hoje, basta uma cutucada educada através de alguma rede social e você pode descolar uma conversa rápida com quem quiser.

NOVO NORMAL (EU SEI, TAMBÉM NÃO AGUENTO MAIS ESSA FRASE)

Hoje, a facilidade de chamar a pessoa no linkedin ou qualquer outra rede social é super viável e pense, a pessoa já deve estar por lá mesmo, várias vezes durante este período de dei um ping em alguns profissionais e minutinhos depois obtive retorno. Anime-se! O novo normal também tem vantagens.

home office trouxe essa vantagem de “termos mais tempo” para esse tipo de interação. Quantos webinarscursos e palestras tem sido lançado online nos últimos três meses? Nunca vimos tamanha produção de conteúdo como agora. (Vide este meu textão TL;DR)

Fora que, a vantagem é que agora não importa mais onde você esteja, bastam alguns cliques e dedadas no teclado e pronto, podemos falar com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo.

Só nestas duas últimas semanas tenho participado de reuniões com clientes na Itália, Estados Unidos, Colômbia e por todo o Brasil. Nos últimos 3 meses, trabalhei de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até do Uruguai.

MAS E AI? TEM CURSO?

Dito tudo isso, é claro que tem diversos cursos online disponíveis para te darem um norte com relação ao que e como estudar. Eu particularmente tenho comprado mais curso do que nunca, tenho analisado diversos tipos de conteúdos (alguns bacanas e outros deploráveis) e cheguei a basicamente dois grandes players (e um bônus) que tem uma dinâmica razoável pelo fator custo x benefício.

O primeiro deles e o curso Data Science do Zero produzido pelo pessoal do Minerando Dados. Eu avaliei muito conteúdo gratuito deles antes de comprar o curso por que não é novidade a quantidade de gente querendo ganhar uma grana fácil com conteúdo porco. Alguns amigos meus tinham adquirido antes, o que facilitou na hora de tomar a decisão.

Os mineirinhos ai tem base acadêmica forte (um fator positivo) e conseguiram criar uma ementa bem bacana que de fato segue um caminho coerente na trilha de formação de um possível cientista de dados. Fora que a comunidade deles tem muita, mas muita gente! O que permite aquela interação que comentei acima. Eu por exemplo gosto de participar e ajudar na resolução de problemas dos “coleguinhas”.

Os caras estão com as turmas fechadas no momento, eles de fato abrem por um tempo determinado e depois fecham pois interagem com os alunos e estão criando conteúdo constantemente, eu achei que era balela de vendas mas de fato vi as inscrições fecharem por um bom tempo antes desta última leva que acabou de fechar também. Ainda assim, descobri que tem como comprar o curso inclusive pagando mais barato através deste link do hotmart, eu paguei por ai e economizei uma boa grana. O curso vai variando de valores, de acordo com a plataforma do hotmart é vendido por até R$ 1.997,00, eu paguei através desse link R$ 997,00. Não sei quando você vai ler este texto e nem se você sobreviveu até este parágrafo mas acessa o link do curso aqui e caso a turma esteja fechada já se cadastra para ser avisado quando abrir uma nova, tenta adquirir o curso mais barato no link que passei antes, caso não de certo, os demais links estão ai.

Comprou e acessou o curso? Me chama lá na comunidade para sermos amiguinhos.

TEM MAIS?

Outro site bem bacana para aprender as diversas disciplinas que são exigidas para o profissional que atua com ciência de dados é o Data Science Academy, os cursos são muito bem produzidos, a didática muito boa, o material mega extenso mas isso tem um preço! Eles tem trilhas específicas para diversas carreiras, não só para Cientistas de Dados, isso é bem bacana pois permite inclusive mixar os conteúdos entre as formações e tornar-se um profissional mais completo (as empresas piram nos multidisciplinares). O que eu acho interessante deles é que os instrutores são caras com vivência prática e extensa em projetos, inclusive fora do Brasil, isso traz com certeza um baita valor para o conteúdo produzido. Como falei, é mais caro, mas o conteúdo vale a pena.

Eles tem inclusive uma lista de treinamentos gratuitos muito bons, eu particularmente já fiz alguns e são conteúdos muito vastos, que realmente agregam valor. Os instrutores não deixaram de gerar um conteúdo de qualidade só por que o treinamento é gratuito. Ponto para eles!

Tem muita opção boa e gratuita na internet, isso é um fato, um exemplo sensacional (o bônus que prometi) e que eu gosto muito é o Curso em Vídeo do Gustavo Guanabara, esse é um dos cursos mais TOPs e gratuitos de python que já assisti. O cara tem uma didática fora de série e recorro aos vídeos dele sempre que preciso relembrar ou aprender alguma coisa específica.

POR QUE PAGAR?

O grande problema do treinamento gratuito é muitas vezes a trilha de ensino, algo que o Gustavo Guanabara resolveu nos cursos dele mas verá que mesmo sendo gratuito para nós, ele e diversas pessoas contribuíram financeiramente para isso (não existe almoço grátis). A trilha do que aprender, em que ordem e com a profundidade certa é difícil de achar de forma gratuita e que também não seja massante.

Esses cursos que mencionei como o Data Science do Zero, vem criando e remodelando esse conteúdo a bastante tempo. Isso permitiu que gerassem uma trilha correta, ensinando do básico ao avançado e aprofundando-se naquilo que realmente importa. Termina que o investimento se paga e outra, o network dentro das plataformas (como é o caso do slack e telegram do curso Data Science do Zero) é sensacional. As pessoas que estão ali pagaram pelo curso e querem aproveitar ao máximo, então é mais comum ver gente interagindo e trazendo problemas reais para a mesa. Nos gratuitos tem aqueles curiosos que nem sabem ainda se querem ou não isso e que terminam deixando o contexto um pouco mais desorganizado ou nem participando tanto. Fora que quando você paga por um curso, a sua expectativa por um retorno aumenta, então normalmente isso gera uma participação maior nas comunidades dos cursos pagos pois você espera que alguém ajude você rápido, sejam os instrutores, sejam os colegas.

O gratuito é um começo com certeza e é claro que existem as comunidades engajadas como é o caso da comunidade python, não é só o que custa caro ou custa algo que presta.

FINALMENTE ACABOU

Bom, são exatamente 16:13 da sexta-feira 31/07/2020 e fiz uma pausa rápida no meu trabalho home office que permitiu que eu esteja neste momento em Balneário Camboriú / SC trabalhando remotamente para clientes do mundo todo e escrevendo este conteúdo para você (que sabe Deus onde está).

A ideia era um simples post falando sobre o cuidado que devemos ter diante de tanta gente prometendo milagres e uma mudança de carreira e de estilo de vida muito rápido. É claro que isso pode acontecer, mas é mais raro. Terminei esticando (e como!) o texto por que é um assunto importante para quem assim como eu, não tem tempo para perder com lorotas. Eu te garanto que se fizer o que descrevi acima, estudar muito, praticar mas principalmente se jogar de cabeça nas comunidades, vai se desenvolver muito rápido e quando menos imaginar vai ter dado uma guinada na sua vida profissional e pessoal.

Se eu tiver que escolher um começo, te indico o Curso Data Science do Zero, ele vai te dar a base para que possa na sequencia complementar teu conhecimento com cursos adicionais.

Espero ter te ajudado de alguma forma e se chegou até aqui lendo, você realmente quer mudar, nada vai te segurar!

Aproveita e me conta mais sobre a sua trajetória ai nos comentários, quero muito saber como vem sendo essa sua busca, o que te motiva a querer ser um cientista de dados.

Um grande abraço.

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *