Palestra sobre Liderança


Você já se perguntou algum dia por que admira uma determinada pessoa? Por que gosta ou não dela?

Se em pequenas coisas, em situações corriqueiras do nosso dia a dia, conseguimos conquistar seguidores ou inimigos, o que você acha que acontece no nosso dia a dia profissional, com os nossos funcionários?

Percebi que existem diversas características genéricas que qualquer pessoa pode desenvolver.

Ser líder não é conhecer tudo sobre a área na qual está inserido, não significa dominar uma tecnologia ou conceito, muitas vezes é o contrário, uma pessoa que domina uma determinada tecnologia é tão boa tecnicamente que se o tornarmos líder, não só perdemos um bom técnico como colocamos essa pessoa para fazer algo que não tem o dom de fazer, liderar.

coffeeLiderar requer um perfil analítico e cativante acima de tudo, um líder tem que ser capaz de montar uma equipe que tenha os conhecimentos que ele não tem, com isso cobre os gaps existentes. Um líder tem que saber extrair da sua equipe o melhor, não com chibatadas e ameaças, mas com entusiasmo. O verdadeiro líder é aquele que desperta, de forma nata, a devoção de seus liderados. Quando você se apaixona por uma pessoa, se ela diz, estou com frio, você corre para abrigá-la, se ela diz, estou com fome, você corre para sanar essa necessidade dela. O líder precisa despertar a paixão nas pessoas, ele precisa cultivar nelas a vontade de sanar as suas necessidades, a vontade de fazer tudo que ele quer sem que ele precise pedir.

Certa vez, participando de uma conferência internacional, tive o privilegio de ouvir um palestrante israelense que falava sobre como ele saiu do nada e se tornou um multimilionário, eu fiquei impressionado com a forma dele de falar, o comportamento dele do início ao fim da palestra foi de, siga-me, faça como eu fiz, venha aprender comigo e vai conquistar tudo que quer… Resultado? O cara vendia centenas de livros em cada palestra que ministrava.

Nesta palestra, o meu objetivo é compartilhar as experiências que tive e continuo tendo durante a minha trajetória pessoal e profissional, compartilhar com os ouvintes as experiências que tive como líder, como liderado. Do exército a grandes projetos com presidentes e diretores de corporações nacionais e internacionais, passando por almoços e cafezinhos com executivos de segmentos diversos, o que é ser líder, como cativar e fazer com que as pessoas o sigam, como destacar as características positivas e eliminar as negativas.

Nesta palestra de aprendizado bidirecional o meu desejo é de que você que almeja ser um líder, descubra que liderar não é um benefício de determinado cargo, mas uma postura que qualquer um pode ter não só na sua carreira, mas na sua vida pessoal.

Veja algumas das palestras já ministradas.